sábado, 12 de novembro de 2011

10 razões para NÃO ter um Setter Irlandês


Ao contrário do que se imagina, não quero denegrir a imagem do Setter Irlandês, muito pelo contrário, o objetivo desta publicação é conscientizar àqueles que pretendem ou pensam em tê-lo.
Principalmente àqueles que não conhecem a raça e não estão familiarizados com a mesma.
Os Setters Irlandeses são cães incríveis quando o assunto é disposição, é um cão que está sempre apto à qualquer aventura que o seu dono deseja realizar e essa disposição e energia fazem do Setter Irlandês um cão praticamente incansável.

Vamos as razões que levariam uma pessoa a NÃO criar um Setter:
  1. Os Settesr Irlandeses são cães de grande porte e de muita energia, logo, precisam de espaço para se exercitarem e de um dono que disponha de tempo para interagir com eles. Portanto, se você pretende ter um cão apenas de companhia e que fique no quintal, mesmo que grande, tranquilo e calmo, o Setter não é o ideal para você, pois a solidão e, principalmente, a ausência do dono, deixam o Setter altamente estressado e com energia acumulada, o que resulta num comportando indesejado e que é ofensivo ao próprio animal. Apesar de toda energia, eles podem passar horas ao lado do seu dono sem fazer nada.
  2. Os Setters Irlandeses se destacam por seu temperamento fogoso, são cães calorosos e que adoram receber estímulos do dono. Portanto, se você pretende ter um cão que fique satisfeito com breves momentos de carinho, inclusive com você, descarte o Setter como opção, pois são extremamente carinhosos e dependentes da presença do dono. Costumo dizer que o carinho do Setter te consome, é como se ele tivesse fome do dono! 
  3. A beleza do Setter Irlandês está, principalmente, em seus pêlos ruivos, isso quer dizer que a pelagem precisa de cuidados, então se você não está disposto a gastar dinheiro em produtos para pêlos e não dispõe de tempo para dar banhos regulares no cachorro, esqueça!
  4. Apatarmento não combina com o Setter Irlandês, filhote até que se consegue aguentar, principalmente macho, mas chega um dado momento que você sente que o animal precisa correr, fazer buracos, esconder ossos, para poder se desenvolver, isso faz parte do instinto dos cães de aponte! São caçadores nato.
  5. Por ser cães de caça, de aponte, são curiosos por natureza e essa curiosidade é bem incômoda quando o Setter Irlandês está à vontade dentro da sua casa, ele fuça tudo, fareja cada cantinho da casa, cada detalhe e quando cisma em pegar algo, ele pega custe o que custar! Então, se você não se vê sempre com um "olho no peixe e o outro no gato", é bem provável que você tenha prejuízos, pois eles adoram pegar objetos que temos apreço! Como óculos, canetas, meias, qualquer objeto que pareça um brinqueto...
  6. Além da sua curiosidade, tem um detalhe que é digno de outro tópico, o Setter Irlandês é um cão de galope, o seu andar é perfeito, é lindo, parece até que rebola e o seu lindo e grande rabo sempre está nem ereto nem abaixado, sempre no aponte! Por esse motivo, ele costuma derrubar objetos que ficam em mesas de centro ou pequenos móveis, mas é involuntário! Se você não está disposto a ver suas decorações caindo no chão o tempo todo ou quebrando, esqueça o Setter, pois como dito no tópico 1, eles não suportam ficar "apenas" no quintal! Ele quererá você!
  7. Vale lembrar que o Seter Irlandês é um cão esguio, ou seja, não é gordo, é magro, alto e cheio de curvas, isso se deve, também, ao fastio que eles têm e isso é natural. Isso mesmo, eles enjoam da comida e se cismam, deixam a vasilha apodrecer com ração indesejada dentro e emagrece, fica feio! Portanto, temos sempre que "incrementar" sua comida, isso quer dizer, além da boa ração tem que ter alguma mistura especial... Frango desfiado, ração molhada, leite desnatado, danone, sempre algo que desperte seu apetite através do faro, pois esse é o principal mecanismo de comunicação do Setter Irlandês. Então, se você quer um cão que se satisfaça com qualquer coisa que você coloque para ele comer, mesmo que seja a mesma coisa todos os dias, definitivamente, esqueça esta raça.
  8. Por falar em farejar, tem pessoas que não gostam, não é verdade? Se sentem intimidadas, outras não gostam do focinho molhado ou com terra, há quem diga que se sente numa vistoria... Pois é, o nariz do Setter é uma espécie de scanner orgânico, ele te cheira dos pés à cabeça e se você esteve com outros animais, aí que ele leva tempo mesmo te cheirando. Eu me lembro que era acordada de madrugada com o meu cachorro com um barulho 'fxuuu, fxuuuuu" bem no meu ouvido, eu ficava assustada, era ele me cheirando, acho que conferindo se eu estava bem! Então, se você detesta ser farejado, desista da raça.
  9. Uma coisa que observei no Setter Irlandês é que ele baba muito, pois tem o focinho mole e como é agitado, sempre esta ofegante! No começo foi um choque pra mim, pois eu detesto baba, de qualquer tipo, mas aprendi a gostar do meu babão! Então, se você gosta de um cão que tenha o beijo sequinho, tipo de um labrador, esqueça o Setter, pois ele tem um beijo molhado, bem molhado mesmo e quando bebe água... Sai melecando tudo por onde passa.
  10. E por fim, se você chegou até aqui e respondeu que releva tudo o que citei acima, você está apto para ter um Setter Irlandês, mas imagina agora tudo isso ao mesmo tempo... Seguidos de latidos ininterruptos! Imaginou? Pois é, o Setter adora latir, principalmente quando quer chamar atenção e consegue! Portanto, para ter um bom cachorro ao seu lado, nunca o deixe estressado, sempre saia para desopilar seu cachorro, tirar um dia no mês para fazer algo diferente, como levá-lo à praia, ao campo, caçar, nadar, dessa forma, você terá sempre o melhor dessa raça que é um amigo e companheiro de aventuras!
Eu tomei por base o meu Setter Irlandês para por essas informações acima, é um macho jovem com menos de 01 ano, pode parecer precoce, mas assim como uma criança, a fase jovem do cachorro é primordial para definir como ele será adulto!
Tenha um bom dia!




32 comentários:

  1. amor, só nós sabemos como é criar esse setter endiabrado, mas mesmo assim vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que eu acho que vale a pena lembrar, é que esta raça tem tendencia em apresentar problemas na coluna. Já tive tres setters-irlandeses. Um deles acabou falecendo de velho, mas com problema na coluna. A femea que ainda esta comigo, embora tembém esteja bem velhinha, esta começando a ter os primeiros sintomas!

    Nao sao todos que tem (tanto que um dos tres, nao apresentou problema nenhum durante sua vida toda), mas é importante saber que pode acontecer! E ter disposicao para tratar!

    Fora isso, essa é uma raça ma-ra-vi-lho-sa! Muito companhheira, muito inteligente, muito docil, muito sapequinha,... Sem contar que é uma das raças mais linda que existe! Uma raça excelente! Tanto que ja estou procurando outra femea!

    Ah... Parabens pelo site! Acho que sempre q se vai adotar um caozinho, tem q saber dos pros e contras! :-) (os pros sempre compensam)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Setter, que era Ingles, são igais, só muda a cor... tbem teve problema de coluna e foi muito grave.. bem lembrado!!!!

      Excluir
    2. O problema principal é a displasia da anca, a minha falceu com 13 anos com um tumor na cabeça, se pudesse tinha outra... muito inteligentes, acreditem tenho uma Border Collie, mas a Setter era mesmo inteligente.

      Excluir
  3. CARO (A) TENHO MUITO, MUITO MESMO INTERESSE NESSA RAÇA SETTER.
    QUERO MUITO UMA FEMEA OU ATE MESMO UM CASAL.
    VAI SER MUITO BEM CUIDADO...
    QUERO MUITO MESMO ME AJUDE A ENCONTRAR!
    DESDE JA FICO AGRADECIDO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, possuo dois filhotes machos a venda desta raça, caso possua interesse ainda, entre em contato conosco através do numero 21 98286-4687.

      Excluir
  4. Há 15 anos, tive uma setter fêmea que conviveu em nossa família por 13 anos e deixa saudade até hoje. O que eu posso dizer dela: muito tranquila (sem essa energia toda que os sites falam), adorava estar entre nós e era sociável com visitas, mas não muito com uma outra cachorrinha nossa, viviam brigando pra falar a verdade. Apesar de, naquela época, haver outros cães na casa, ela era o nosso xodó pelo seu comportamento amável. O único porém foi ter matado todos os gansos que tínhamos na chácara em que vivíamos (criar ganso com uma cachorra cuja raça foi concebida para matá-los só podia dar nisso mesmo). Obedecia aos comandos facilmente, aliás, ela era extremamente inteligente, mas muito inteligente mesmo; meu pai sempre pedia para ela trazer os chinelos e ela o fazia feliz da vida só para ganhar um carinho depois. Quando me mudei da chácara para a capital para estudar, minha mãe notou que ela ficou muito sentida, não foi mais aquela cachorra alegre de antes. Um ano depois disso, ela acabou morrendo sem um motivo aparente para a tristeza de todos. Foi a melhor companhia canina que tivemos.

    ResponderExcluir
  5. eu ja tive uma femea setter irlandesa, axo q ela teve problemas na antiga criaçao, lendo o que vc colocou ai muita coisa ela nao fazia, obs: eu ja ganhei ela adulta, e cm me mudei pra outro estado tive q doar ela, mais sinto falta dela ela ria , e era engraçado kkk

    ResponderExcluir
  6. ACHO QUE ARRUMEI UMA NAMORADA PARA O CÃO DE MINHA AMIGA.ESTA RAÇA NÃO EXISTE IGUAL,MARAVILHOSA!SOU DO RIO DE JANEIRO E ELA VENDERÁ ALGUNS.MEU EMAIL É vladramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Rocky é incrível! Vive em uma área muito grande com represa e nascente local, onde ele bebe água, toma o seu banho para se refrescar, a hora que mais lhe convir! Born to be free!

    ResponderExcluir
  8. tenho uma cão adotado,a pessoa que me passou n sabe identifcar ao certo a raça...um certeza eu tenho...ele é mestiço com setter,a outra raça eu n sei....sera que se eu te mandar umas fotos dele vc pode comparar com os seu?
    ele se encaixa mto com as descrições que vc fez....valew!

    ResponderExcluir
  9. Ganhei uma setter a pouco tempo, a Keisy. E meu Deus, tudo isso que você disse é verdade rs Tem que ter muita paciência, muita calma com eles, tem que amar, saber entender. A Keisy é terrivel, ainda mais que ela ainda é bebê, parece que é pior rs Eu a amo muito, desde que ela chegou foi amor a primeira vista, não abro mão da minha bagunceira por nada.

    ResponderExcluir
  10. Alguem conhece um criador de setter?
    Nos ultimos ano essa raça esta cada vez mais rara em sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, boa tarde.

      Vc encontrou algum criador dessa raça?


      Andrea

      Excluir
    2. Aline, boa tarde.

      Vc encontrou algum criador dessa raça?


      Andrea

      Excluir
  11. Olá. Estou querendo comprar uma fêmea dessa raça, alguém sabe me dizer onde encontro em sp. Não precisa ter pedigree.

    Obrigada,
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, possuo dois filhotes machos desta raça, caso possua interesse ainda, entre em contato através no numero 21 98286-2575.

      Excluir
  12. Já tive duas! A Laika e hoje a pink que está velhinha e é exatamente isso!!!!! Dei muita risada lendo seu post Pq é tudo isso!!! A Pink e a Laika dormia na cama de todos, acordava um por um da casa kkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Realmente....Tudo que foi dito, está muito coerente. Teve duas cadelas Zaira, Zaíra....Como amava-as...

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu escrevo porque eu tenho que compartilhar com as pessoas que conhecem a raça.
    Eu estou vivendo no Brasil há um ano e comprar n Setter Irlandês Vermelho 4 meses de idade.
    Ele é super fofo e bem, apenas não comer muito. Eu disse que deveria estar pesando cerca de 28kilos (tem 1 ano e 3 meses) e não exceda 20 kg.

    Se você mudar a comida 3 vezes e não funciona. Agora está comendo ROYAL caning ADULTO MÉDIO. O problema é que, quando sair para uma caminhada ou corrida, não pare! tem um monte de energia.
    Desde que eu fiz exames de sangue e um ultra-som e nada.

    Minha esposa está grávida de 7 meses, talvez poderia ter sido por isso que eu tiro o meu apetite, mas a verdade é que estou um pouco preocupado.

    O é super carinhoso e brincalhão. Só essa perda muito fina e cabelo ... não é normal.

    Acima, aqui no Brasil, setters não são muito comuns, por isso, os veterinários não sabem a corrida e não sei muito o que dizer. Já sondar com vários.

    Se você tem alguma informação para mim, eu vou ser muito grato.

    Saudações a você!
    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego eu tbem tive um Setter que não gostava de comer. Naquela época eu não tinha consciência disso, mas agora vejo que essas raçoes são extremamente toxicas, cheias de químicas e coisas horriveis, e isso trouxe a ele muitas doenças. Por isso se você puder pesquise fazer comidas em casa, própria para cachorro.Tem ate loja em Spaulo , nao sei onde você mora, que vendem comidas frescas próprias pra cachorro

      Excluir
  15. Faz 9 anos e meio que adotei um setter Irlandês o mesmo caiu de um caminhão de mudança e o pessoal da empresa onde eu trabalhava pegou e cuidou dele até eu adota-lo.
    Um cão maravilhoso só falta falar senti minha falta ,faz xixi e coco somente na rua e é muito inteligente....è uma pena que ele deve estar com uns 12 pra 13 anos....mas cuidarei dele pra sempre....Meu melhor e unico amigo...

    ResponderExcluir
  16. Eles são d + temos q ter muita paciência mesmo, adquiri um com quatro para cinco meses, ele é bagunceiro mesmo... Já tive um Setter mas o adotei com mais idade eles são muito dóceis, mas como disse a nossa amiga, cheios de energia... o q eu mais gosto neles é o afeto, o último cão q tive foi um Chau Chau, por doze anos, mas eles são muito frios, não gostam de muito agrado. Tive q sacrifica-lo por causa da artrose severa. Bem, fiquei preocupado com a questão da ração, mas por hora está indo bem.

    ResponderExcluir
  17. Eles são d + temos q ter muita paciência mesmo, adquiri um com quatro para cinco meses, ele é bagunceiro mesmo... Já tive um Setter mas o adotei com mais idade eles são muito dóceis, mas como disse a nossa amiga, cheios de energia... o q eu mais gosto neles é o afeto, o último cão q tive foi um Chau Chau, por doze anos, mas eles são muito frios, não gostam de muito agrado. Tive q sacrifica-lo por causa da artrose severa. Bem, fiquei preocupado com a questão da ração, mas por hora está indo bem.

    ResponderExcluir
  18. Por favor se alguém souber de um criador dessa.raça tenho muito interesse.
    Moro em MS Chapadão do Sul
    (67) 9919 1179.

    ResponderExcluir
  19. Por favor se alguém souber de um criador dessa.raça tenho muito interesse.
    Moro em MS Chapadão do Sul
    (67) 9919 1179.

    ResponderExcluir
  20. ola gente tenho uma setter islandês de aproximadamente 2 meses e gostaria de vende -la se auguem se interessar e so ligar 81/987348089 zape 987436163 verônica

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma Setter e ela é totalmente o oposto do que vc citou em seu post.. é super tranquila, calma, gosta de dormir o dia todo e mesmo morando em uma casa grande e tendo um jardim bem amplo ela não faz bagunça e nem gosta de fazer buracos ou correr pra lá e pra cá.
    A única "bagunça" que ela faz é pegar galhos e ficar deitadinha na grama, brincando... Mas ela gosta de caçar passarinhos, já matou alguns hehe
    Enfim.. eu acho que cada cachorro é diferente do outro, existem setters e setters não é? Ah e a mãe dela também é super tranquila!

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma Setter e ela é totalmente o oposto do que vc citou em seu post.. é super tranquila, calma, gosta de dormir o dia todo e mesmo morando em uma casa grande e tendo um jardim bem amplo ela não faz bagunça e nem gosta de fazer buracos ou correr pra lá e pra cá.
    A única "bagunça" que ela faz é pegar galhos e ficar deitadinha na grama, brincando... Mas ela gosta de caçar passarinhos, já matou alguns hehe
    Enfim.. eu acho que cada cachorro é diferente do outro, existem setters e setters não é? Ah e a mãe dela também é super tranquila!

    ResponderExcluir
  23. devias tar calado! falas falas e nao disses nada!
    sabes o que te digo! ja tive e tenho Setter Irlandês, e o que tives te pai a dizer nao sao os 10 motivos para nao os ter, mas sim OS 10 MOTIVOS PARA TER UM SETTER IRLANDES!!!
    (nao ha cao melhor para se ter)

    ResponderExcluir
  24. Nunca li tanta bobagem. Vai arranjar o que fazer e apaga essas besteiras. Vc deveria ter uma pedra de estimação. Setter Irlandês, o melhor cão do mundo!

    ResponderExcluir
  25. Essa pessoa tem um filhote e quer dar a opinião dela sobre todos os exemplares da raça. Um monte de besteiras. Minha mãe teve 2 super calmas e carinhosas. Quando eu era bebê ela fazia graça para eu rir e adorava.

    ResponderExcluir