sábado, 1 de outubro de 2011

Pet Terapia - O cão como amigo

Quem nunca ouviu essa expressão "Pet Terapia"? É a utilização do contato com os animais para fins terapêuticos. Se funciona? Deixa-me contar...
Sempre tive muitos problemas para entender qual o meu papel aqui na terra... Sempre brinco dizendo que quando eu nasci, meu choro foi: "POR QUE ESTOU AQUI?" Parece loucura, mas desde que me entendo como ser humano e, principalmente, um ser dotado de racionalidade e lógica, que questiono a existência das coisas. Por que? Como? Será? Mito ou ficção? Verdade ou mentira? Como saber??
Não aceito qualquer resposta às minhas perguntas, muitas vezes parto para uma pesquisa sem respostas... Estou numa eterna busca às minhas dúvidas... E isso me tornou uma pessoa excêntrica, afinal, quem é que perde tempo pensando nisso?
E tive muitos problemas, principalmente em criança, eu quase nunca era bem vinda nos "grupinhos" justamente por ter esse espírito questionador e, principalmente, por ter uma visão muito fria da realidade.
Eu era uma criança sem fantasias, embora vivesse em meu próprio mundo... Até hoje eu me basto.
Sempre percebi que minhas perguntas e questionamentos, muitas vezes, eram incômodas e mal vindas, por isso, eu sempre era ignorada nas salas e grupos... E, por isso, a solidão sempre esteve comigo.
Por ter sempre dúvidas, passei a observar o meio em que vivo e comecei a dar uma importância fora do comum à natureza... E ela me ajudou a superar muitas dificuldades.
Graças ao contato com os animais e a natureza, hoje sou uma pessoa que consegue sentir empatia, mesmo que pouca, para com outras pessoas. É isso mesmo, dificilmente me comovo por alguém.
É como se os animais me mostrassem que, embora as adversidades sejam maiores, temos que fazer nossa parte para preservar o meio, o todo... É justamente isso que aprendi com os animais.
Não interfiro na vida das pessoas, deixo que cada uma siga seu caminho através de suas escolhas, mesmo que eu discorde, o máximo que posso fazer é "alertar".
E como aprendi isso? Com meus cães. Desde criança que observo os cães, leio sobre os lobos e outros animais... Mas por que essa predileção pela espécie canina? Porque desde que o homem começou a se organizar como sociedade que os cães fazem parte de seus grupos, ou seja, existe uma relação histórica de troca e aprendizagem entre seres humanos e cães, não é à toa que os cães sofreram diversas mudanças em sua genética para sempre estar perto dos seres humanos.
Pode parecer loucura, mas não há ansiolítico, anti depressivo, relaxante ou droga melhor que a companhia de um cão!
Tenho passado por diversos problemas, já parei em consultórios psiquiátricos, segui tratamentos, mas nenhum deles foram tão eficientes quanto à companhia dos meus cães.
Como não aceito facilmente as coisas, demorou para que eu concordasse que a Pet Terapia existe e funciona, sim!
Muitas vezes, é uma forma alternativa e saudável de superar problemas e depressão.
E qual o milagre que os cães exercem em nossas vidas? A capacidade de sempre estar ao seu lado e de sempre perdoar, a capacidade de saber quando se deve ficar quieto e ouvir ou de abanar o rabo e te chamar para brincar, a capacidades que eles têm de, mesmo você não querendo, conseguirem te arrancar um sorriso, mesmo que ligeiro... E toda sua devoção nos fazem sentir especiais!
Quando estou com meus cães, me sinto única, cheia de vida, é como se o meio passasse a ter graça e é isso que tem me ajudado a suportar minhas dúvidas... Não apenas os cães, mas a natureza em si.
Nunca se prive de ter um cão como companhia, nenhum ser humano será tão fiel quanto o seu amigo de quatro patas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário