sábado, 10 de dezembro de 2011

O instinto de caçador!


Eu já disse aqui que comprei o Rocky, um autêntico Setter Irlandês, sem conhecer a raça, ou seja, naquele momento eu peguei uma caixinha de surpresas... E realmente eu não sabia o que poderia sair daquele lindo e meigo filhote!
E, em termos, a surpresa não foi muito boa porque o padrão do Setter não era bem o que eu estava procurando em um cão. A princípio, eu queria um labrador, pois sei que é um cão de companhia, embora possa ser usado para trabalho ou para caça.
Mas o que dizer do Setter? É uma raça independente, isso quer dizer que não é obediente, ele faz aquilo que achar que deve fazer e pronto, não há como impedi-lo! Para educar um Setter é preciso ter experiência em adestramento e ser firme, coisa que estou bem distante de ser.
O Rocky cresceu, eu mudei do apartamento para uma casa e nada o acalmava, por mais que eu o deixasse solto por horas pelo quintal todo, algo estava faltando pra ele... Isso desencadeou uma séria de atitudes insuportáveis no comportando do Rocky, tais como latidos frenéticos incessantes, insistência em chamar atenção com bolinhas, em brincar, começou a bater pelas grades, enfim, tive que repensar no que fazer com ele para não tomar uma decisão horrível, que é doá-lo para alguém que realmente ame e admire a raça.
Ele sempre dormia em meu quarto, pois eu não o tratava como um Setter, eu o tratava como um cachorro de pelúcia, cheio de mimos e não um caçador que ele realmente é.
Minha casa começou a ter ratos, eles estão vindo de um terreno baldio e cheio de tralhas e lixo e estavam realmente incomodando minha casa e percebi que o Rocky, ao anoitecer, ficava louco, querendo caçá-los!
Então, decidi deixá-lo passar uma noite no quintal como experiência e foi maravilhosa!


Finalmente entendi o meu cachorro que tanto amo e entendi o que o seu lugar é no quintal, protegendo a casa, caçando morcegos, baratas, ratos, lagartixas, aranhas, qualquer coisa que se mova!
É isso que o deixa feliz e estou super realizada em ver meu cachorro calmo, pois ele passa a noite toda acordado, gastando sua energia no quintal, ao invés de estar no quarto dormindo forçadamente, e durante o dia, ele fica tranquilo, pois quer apenas relaxar, afinal, passou a noite em claro!
Hoje é o quarto dia dele no quintal e a cada dia o estimulo a caçar, a procurar, de vez em outra, aparece um rato, um sapo e ele fica louco! Aos poucos está entendendo meus comandos "Ali, Rocky" "Pega lá" "Lá,  vai, pega" "Psst" "Vem, garoto"... E quando ele pega a presa?! Muitos e muitos elogios! "Bom garoto" "Você é foda, Rocky, pegou um bicho" e ele se sente todo realizado!
Isso serve de lição àqueles que pretendem adquirir um cão sem conhecer a raça!
E se eu estivesse morando num apartamento?! Para ser sincera, seria impossível criá-lo e eu teria de dá-lo por seu próprio bem, pois eu criaria um cachorro altamente infeliz e estressado!
Além desse instinto ter aflorado, essa atitude lhe deu um pouco mais de segurança em si mesmo, agora ele não é tão medroso, late com ar intimidador, quem não o conhece fica com medo de ser mordido!
Consegui um pseudo cão de guarda e um caçador que espanta tudo o que é praga da minha casa! Nem os pássaros fugirão brevemente! 
O Setter Irlandês é completamente diferente do Labrador Retriever, são cães opostos, o Setter é autêntico, é caçador, é cão de campo, de aponte, enquanto o outro é capaz de se moldar conforme as necessidades do seu dono!
Isso é incrível, é isso que adoro nos animais, sua autenticidade e autonomia!
Parabéns, Rocky, você finalmente encontrou seu lugar em minha casa e estou muito orgulhosa disso!

2 comentários:

  1. I am glad you accommodated her and found a good way to make her happy. I think it is important for dogs to at least feel worthy and needed. Mine is mostly Labrador but also rottweiler he is a very good guard dog. My brother had a greyhound that was unhappy inside too - but was very happy when he could go outside in open spaces and run. Dogs do have traits that fit their lineages.

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Não costumo comentar blogues mas não consegui não o fazer... PARABÉNS pelo blogue, adorei!
    Tenho um setter irlandês com quase 2 anos com uma energia incansável, gostava de partilhar a história pois não é muito comum. Comprei o Ginjas, sem conhecer a raça (só tinha experiência com o pastor alemão) e comecei a notar nos primeiros meses algumas coisas pouco normais... Diarreia amarela constante e vómitos... Depois de muitos hospitais veterinários e exames, um diagnóstico Doença Pancreática Exócrina é Síndrome de má absorção intestinal!
    Para ajudar à festa... Adivinhem?! Um apartamento! Na altura fiquei convencida de que se fosse esse o único ambiente que tinha ele se iria habituar... Engano, cão de caça! O instinto está lá. Mesmo passando 5h por dia na rua não era o suficiente..

    Não tinha pêlo no nariz, pescoço e as franjas lindas dos setters que eu tanto esperava não se desenvolveram.
    Entretanto, a minha vida mudou muito e após recusar firmemente entrega lo no canil ou noutra família mudámos os dois para a quinta!
    Está super feliz, também a hei que não se iria adaptar à dormir na rua e deixei-o dormir no meu quarto, quando descobri que o que o deixa realmente feliz é a rua, o ambiente, os ruídos, os animais.
    Hoje está muito melhor, cheio de pêlo (o que não faz o stress) e feliz!

    Para quem não conhece a raça são cães adoráveis, meigos, muito muito inteligentes mas muito teimosos também e precisam de muito espaço não chega um apartamento e uma varanda.

    https://vivernocaminhoparaafelicidade.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir